Ilha Fernando de Noronha

O berço da cana de açúcar no Brasil

A primeira plantação de cana de açúcar no Brasil, foi feita em 1504 na ilha Fernando de Noronha, localizada no estado de Pernambuco, pelo fidalgo português Fernão de Noronha, que recebeu a ilha para a exploração do pau brasil.

Logo após, conforme documentos históricos, há referências de que o primeiro engenho de açúcar foi construído foi construído em 1516, na Feitoria de Itamaracá, criada pelo Rei D. Manuel no litoral pernambucano e confiada ao técnico de administração colonial Pero Capico.

A prova documental dessa tese está nos registros de pagamento de tributo alfandegário sobre uma carga de açúcar, vinda de Pernambuco, datados de 1526, encontrados em Lisboa.

A partir destes dados históricos, podemos concluir que a cachaça é o primeiro destilado da América Latina, sendo produzido antes mesmo do aparecimento do pisco peruano, da tequila mexicana e do rum caribenho”.

Autoria: Prof. Jairo Martins (O Cachacista), autor do livro “Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres” e Associado Honorário do Instituto Brasileiro da Cachaça

Reproduzir vídeo

Acompanhe as nossas

- NOTÍCIAS -